Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

A DIFERENÇA QUE OS PAIS FAZEM ENTRE OS FILHOS

       Sempre ouvi dizer que pai e mãe não fazem diferença entre filhos, mas nunca acreditei e a cada dia percebo que realmente a diferença existe.


        Aquela velha história de que os pais amam todos os filhos iguais não é verdade, ao menos em minha opinião, explico porque penso assim. Em primeiro lugar não conseguimos amar duas pessoas da mesma forma, pois elas são diferentes. Por serem singulares, cada uma terá as suas características próprias, a sua maneira de funcionar, podendo ser mais afetiva ou não, mais atenciosa, mais preocupada com a família, etc.

       O segundo ponto que percebo é o processo de identificação, às vezes os pais se identificam mais com um filho do que com o outro, por isso, os tratam de maneira diferente. Obviamente que os pais, na maioria das vezes, não percebem isso, ficando muito incomodados, quando apontamos essa realidade para eles. Geralmente negam e se revoltam com a colocação do terapeuta, tirando o seu filho do tratamento.

      Claro que esse tratamento diferenciado por parte dos pais, se dá em nível de inconsciente. Alguns até tem consciência e verbalizam que o fulaninho é mais atencioso com eles, ao passo que o outro só se preocupa com os amigos. Só que nunca param para se perguntar por que o outro só se preocupa com os amigos. Será que esse olhar a mais para os amigos não se dá em função de perceber que existe uma diferença entre ele e seu irmão?

     Muito dos comportamentos de violência, do uso de álcool e droga na infância e na adolescência está relacionado a isso. Os jovens se sentem isolados ou discriminados dentro de casa e buscam uma forma de chamar a atenção dos seus pais. Infelizmente, a maioria se vale de uma forma negativa, enquanto outros buscam o reconhecimento, exigindo muito do seu ego, para poderem mostrar aos seus progenitores que realmente são bons. Acreditam que dessa forma, serão aceitos e notados pelos pais. Só que pagam um preço altíssimo para isso, devido o desgaste psíquico que tem.

     Chamou-me a atenção nas últimas semanas, o número de crianças e adolescentes envolvidos com agressão e uso de arma dentro das escolas. Isso me faz perguntar onde estão os pais? Não é possível que o pai do menino que disparou um tiro na sala de aula contra o colega, não saiba que o seu filho esteja manuseando uma arma e carregando na mochila. Quando falo pai, lê-se pai e mãe.

     Citei esse caso, porque fico pensando nesse adolescente. Será que ele queria realmente atirar no colega? Como será que se estabelecem as relações familiares em sua casa? Será que esse adolescente não se desenvolveu vendo a violência imperar dentro de sua casa? Será que ele não é vítima de agressões verbais e físicas? Será que não sofre discriminações ou não é negligenciado em relação a seus irmãos? Tanto será, surge frente a um caso desses, por isso, temos que ter muito cuidado quando vamos fazer qualquer análise em relação a ele. Não podemos sair julgando e afirmando que se trata de mais um delinqüente ou de pais ausentes, precisamos ver todo o contexto em que esse jovem e sua família estão inseridos.

      O problema não está nas crianças, mas nos adultos que deveriam ser exemplos para eles, mas que muitas vezes, os tratam de forma violenta, agressiva, quando não os negligenciam. A discriminação entre os filhos não deixa de ser um ato de violência para com o diferenciado.

      Quantas são as vezes que já vi pais repreenderem os filhos na frente dos outros, de não respeitarem a privacidade de seu filho e contarem para terceiros, as suas “intimidades”, deixando o filho muito irritado. Sem falar da forma agressiva com que muitos pais se dirigem aos filhos, apontando-lhes o dedo ao falar e dizendo-lhes coisas pejorativas que ficarão armazenadas no inconsciente da criança ou do adolescente e que carregarão para o resto da vida. Os pais esquecem ou não sabem o peso que suas falam tem na vida psíquica de seus filhos. Creio que se soubessem, agiriam de outra forma, pois assim evitariam o sofrimento psíquico de seus filhos, permitindo-lhes viverem a vida adulta de forma mais saudável, sem ficarem reproduzindo o lixo psíquico que tem armazenado no inconsciente.

      Para mim, o importante é que os pais possam refletir sobre a forma que tratam seus filhos e não tenham vergonha de assumir que fazem diferenças. A partir do momento que conseguirem se dar conta disso, terão condições de pensar e entender o porque, e, quem sabe até mudar sua maneira de agir em relação aos filhos.

30 comentários:

  1. ...adorei, foi muito elucidativa. Obrigada, consegui entender muitas coisas. Bj
    ops: deu uma olhadinha no Zig???

    ResponderExcluir
  2. Muito legal... é mais uma janela para que pais (como eu) possam enchergar essa difícil relação de amor que existe entre pais e filhos. realmente é um amor diferente por serem diferentes, mas é um AMOR diferente dos outros amores, pois este é incondicional. Pode-se deixar de amar a companheira, mas não se deixa de amar um filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do individuo. Não preciso se ter laços de sangue com uma pessoa para ama-la incondicionalmente. A diferença já mostra que o incondicional está a prova.

      Excluir
  3. aquela que se diz minha mãe e que na realidade eu ODEIO,ama incondicionalmente e discaradamente um ordinário que se diz meu irmão.Ela sempre defendeu ele desde cça,até do meu pai,se existir outra vida,acho que eles foram amantes,pois ela ama ele mais doque o próprio marido,é nojento,eu ODEIO os dois,principalmente ela que teve a idéia de me por no mundo,se eu soubesse desse futuro teria provocado um aborto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ela fique no processo de identificação com o teu irmão, estabelecendo uma relação simbiótica. Difíci comentar qualquer coisa, pois não conheço a história, mas é importante que consigas te livrar desse sentimento de ódio que carregas contigo, porque isso só te atrapalha. Abraço. Anissis

      Excluir
    2. Vc precisa de um psiquiatra

      Excluir
  4. A minha mãe odeia-me e adora o meu irmão... Deixa-me sem comer e é capaz de sair de casa para dar de comer ao meu irmão o que ele quer... Ele rejeita a comida que ela tem na mesa e ela dá-se ao trabalho de ir ao restaurante dar-lhe as comidinhas preferidas dele. Isto se não são maus-tratos, não sei o que será. É uma bruxa que sempre que eu arranjo emprego, prejudica-me para me ter sob a alçada dela e faz com que eu ande com a auto-estima tão em baixo que só me apetece matar-me e desaparecer, acabo por perder os empregos por estar com a cabeça cheia de tanta maldade. Tenho 27 anos, o meu irmão tem 33, divorciado, só passa a vida a fazer surf, não se esforça por nada e tem tudo da minha mãe. Eu que me esforço, só tenho maus-tratos, chega ao ponto de me difamar a toda a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, é difícil dizer qualquer coisa sem ter maiores detalhes da situação. Percebo que estás em sofrimento por isso. Fico preocupada com a tua colocação de que só te apetece desaparecer ou morrer, isso é sério, mas ao mesmo tempo vejo o poder que dás para as coisas que a tua mãe faz contigo. Tens 27 anos, não precisas mais ficar presa a tua mãe e ao teu irmão. Podes buscar crescer e te indepndizer deles, construindo a tua vida, indo em buscas das tuas conquistas. Talvez tua mãe não perceba o quanto te faz sofrer, quem sabe tentas expor a ela isso, de forma madura. Penso que seria ineressante que buscasses ajuda de um profissional para saires desse sofrimento e seguires o teu caminho, tentando entender melhor o funcionamento dessa mãe, para que vivas melhor. Abraço.

      Excluir
  5. Minha mãe fz diferença entre eu e meus irmãos, sou a mais velha, tenho mais um irmão e uma irmã que é a caçula. O meu irmão é casado e mora longe, eu vivo em casa de meus pais ainda. Não sei dizer ao certo se minha mãe percebe a diferença que faz, mas suas atitudes comigo são por vezes destrutivas, acabei de ligar em minha casa, para perguntar se ela queria que eu levasse algo para o almoço, minha irmã atendeu ao telefone e disse a ela que eu queria falar com ele, já escuto um grito de minha mãe a dizer que esta ocupada a fazer o almoço. Se é meu irmão que liga, ela pode estar infartando que o atende. É muita diferença, não é por nada, mas dos filhos eu sou a mais amorosa e preocupada com minha mãe. Talvez por isso, ela ache que possa falar comigo como bem entende. Isso dói muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe...na minha casa é a msm coisa ,só que eu sou a caçula,minha mãe sempre defende minha irmã,faz tdo q ela quer,minha mão pode estar com pouco dinheiro mais se a minha irma pedir um tenis da nike,um colart de ouroi,um ael de brilhantes,um computador novo a minha mãe dá,ja comigo ela pode estar ganhando 1000000 comprar 17 pares de botas e se eu pedir 5,00 pro lanche da escola ela diz que não,que está sem dinheiro,e arruma qualquer desculpa para não me dar,se a minha irma pedir para minha mãe levar ela no cinema pq lançou um filme que ela quer assistir a minha mãe se vira em 7 para fazer as coisas e dar tempo dela levar a minha irma no cinema no mesmo dia,se eu pedir a ela para assistir harry potter cmg na sala de casa eu tenho que esperar no mínimo duas semanas,se euu vou passar o final de semana na casa da minha avó e ligo para minha mãe para dar boa noote ousso ela gritar q está ocupada ou que não quer falar comigo,mais se for a minha irmã ela tende ja dizendo oii bb ,como vc está?ja comeu?dormiu bem?to com sdd ,te amo e cai entre nós eu sou a filha mais amorosa maia cuidadosa com a minha mãe e ela faz essa diferença entre nós e dói mto msm

      Excluir
    2. Eu te entendo sofro a mesma coisa, me perguntei varias vezes sobre isso, porque a diferença! tudo que vem da minha pessoa não presta e esta errado, desde a marca do meu automóvel, ate a oportunidade de ter um imóvel , por muitos e muitos anos eu me anulei como pessoas pois tudo que era meu não prestava, então achava eu que nao tinha capacidade de nada, já minha irma sempre muito vista por eles, porem a que mais maltrata eles, e eu assim como você sempre a mais amorosa só buscando o reconhecimento e o afeto deles! Mas chega uma hora que voce percebe que nada o que você faz não adianta, então o que temos que fazer e levantar nossa cabeça e seguir. e perceber que eles não vão mudar.. o que basta e só Deus ... abracos

      Excluir
  6. Eu acredito sim, que alguns pais façam diferença entre os filhos. Não consigo entender essa diferença de sentimento pois só tenho 1 filha mas já vi muita diferença acometida por pais. Desde privilégios financeiros até a demonstração de amor mesmo. Lamentável...Já ouvi mãe dizer que não gostava de um dos filhos (e era uma criança de 4 anos na época). Para o filho "renegado" meu conselho seria: siga sua vida, construa seu castelo e deixe que o tempo se encarregue de tudo, quanto mais longe conseguir ficar disso tudo, melhor será para você. Muitas vezes esquecemos que nossos pais são seres humanos com o melhor e o pior dentro deles. E as vezes vemos o pior.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo comentário. Seria bom que os filhos renegados conseguissem construir suas vidas longe dos pais, mas quando o assunto é pais e filhos,não é tão simples assim, pois o vínculo que existe é muito forte. O que precisamos entender é que os nossos pais reais são bem diferente dos pais idealizados que carregamos dentro de nós. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muito complicado, sou filha de pais separados a primeira, e assisti muitas cenas e hoje aos meus 31 anos não saem da mente, vi uma vez meu pai falar q meu irmão seria lixeiro, por não arrumar o quintal, penso q se queres q alguém faça algo, seja o exemplo ou se quiser bem feito pega e faça, hj ele é Gari uma profissão digna como qualquer outra, porém aos 28 anos ele ainda tem uma mente de 16, não conseguiu evoluir, é muito inteligente, porém inseguro não acredita em si. Minha irmã hj aos 21 anos tem uma história de vida muito complexa desde os 4 anos não tem referência paterna e eu tive que me redobrar p/ suprir a falta, a ausência, dar amor e carinhos á ambos, pois na época minha mãe tinha se tornado uma alcoólatra. Hj graças á Deus a realidade é outra ela está trabalhando e é independente. Acredito que qdo acontece a separação é do casal os filhos não tem nada a ver com a história e não devem ser tratados como pessoas conhecidas. E o que nos deixa tristes é ver que tudo em nossa vida foi difícil, foi privado, acostumamos a viver na contenção de despesas e hj vemos q na sua outra familia tudo é esbanjado. Isso machuca pq não tivemos a presença e muito menos orientação para enfrentar a vida, temos muito o que aprender ainda pois não tivemos referências. É isso !!!

    ResponderExcluir
  9. A separação do casal sempre pesa para os filhos, mas precisamos entender que às vezes ela é a melhor saída. Infelizmente os pais mais antigos e até mesmo os atuais não tem noção do peso que suas falas tem para os filhos, pois elas são que formam as crenças que carregamos para o resto da vida e que nos geram sofrimento. Os pais passam aquilo que aprenderam e o que tinham para dar, com certeza, os teus te deram o melhor que tinham, do jeito deles. abs

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre tive certeza q os pais faziam diferença , minha mae compra coisas para minha irma q só e um ano mais velha e manda ela esconder depois chega em casa e briga comigo fala que preciso de psicologo por estou fcchada no meu quarto...e o pior manda meu pai brigar comigo por q sem ele perceber ele me protege dela
    Ainda não tenho idade mais não vejo a hora de sair de casa ser livre disso tudo .

    ResponderExcluir
  11. O PROBLEMA SEMPRE ESTÁ NOS PAIS PELA AUSÊNCIA, A FALTA DE TEMPO COM SEU FILHO POR CONTA DO SISTEMA MONETÁRIO E NÃO BASTASSE ISSO, OS PAIS FAZEM DIFERENÇAS ENTRE FILHOS DESPREZANDO OUTRO(S) ALÉM DA ESCOLA QUE VEM ENSINANDO COMO SEU FILHO DEVE SER PARA MELHOR ELES CONTINUAREM MANIPULANDO A POPULAÇÃO (VÍDEO PNDH3). POR ISSO EU DIGO:ANTES DE COLOCAR FILHOS NUM MUNDO COMO ESTE E AINDA DESPREZÁ-LO? A ESTES PAIS EU CHAMO DE LIXOS.

    ResponderExcluir
  12. Em casa tenho um monte de irmãos dois são filhos verdadeiros (um casal) os outros são adotados. Tenho uma irmã um ano mais nova que eu, e ela é a mais favorita de todos minha mãe sai mais com ela do que os outros principalmente (shopping, mercado, lojas, essas coisas.Ela não estuda em escola pública e quando ela pede algo para a minha mãe ela fala:sim e quando eu peço é vou pensar ou um não.
    Eu faço almoço me quei
    mo e ninguem esta nem ai,limpo casa, e ela só estende roupa, ou lava a louça.
    Quando a minha mãe vai no shopping com ela compra coisa só para ela , quando minha mãe vai comigo "raro" compra coisa para mim e para ela, quando vai nós duas ela ganha mais coisa do que eu e escolhe primeiro.
    Isso é injusto! Ainda fala que ela tem coxas mais desenvolvidas do que a minha e alguns parentes também falam e me deixa triste falando isso.
    Ela tem mais roupa do que eu , ela gosta de animes eu também gosto mas como ela mora ali mais tempo ela fica pedindo até os meus pais darem a ela mas eu tenho vergonha de pedir e sei que vou ganhar um não mesmo.
    Quando eles chegam ela dá um beijo neles e fica tipo adulando eles e eu só dou um beijo e falo oi enquanto ela fica dando beijos e abraços na minha frente tipo para provocar.
    Quando é sábado e domingo ela levanta cedo fica batendo papo com o pai e a mãe me acordando com os gritinhos achando que está fofa: eeeeeeeeeeee mãezinha eeeeeeee paizinhoooooooooo, aí eu e todo mundo levanta a minha irmã e minha irmã tá parada conversando e espera eu passar e fala: limpa a casa e manda a minha irmã recolher roupa aí eu me pergunto porque eu tenho que fazer a parte difícil e ainda faço almoço na semana enquanto ela não faz nada!
    Tem vezes que eu levanto junto com a minha irmã a gente toma café aí ela fala para a minha irmã perto de mim: Vamos no mercado comigo? Eu espero elas saírem enquanto eu faço serviço e depois vou para o meu quarto chorar me perguntando várias coisas do tipo "por que minha mãe trata minha irmã melhor do que eu?" 'Por que eu e meus irmãos estudamos em escola pública? " por que eu vou para a escola a pé e minha irmã vai de carro?" " por que minha mãe não sai comigo? " "será que meus pais ou alguém nessa casa me ama?" Por que meus irmãos tratam ela melhor do que eu?" Por que eu vim parar nesta família? " .
    Eu sofro muito calada eu duvido se os meus pais já chamaram os filhos deles verdadeiros do que me chamaram. E aposto que eles amam os filhos deles mais do que a gente.Eu tenho 13anos e a minha vida é muito chata não tenho com quem falar e desabafar tudo o que eu sinto de raiva da minha irma e da falta de carinho por que eu sempre me senti sozinha nesse mundo.Sempre me mostrei feliz e sorridente para as pessoas e sempre fui triste e sozinha por dentro nunca contei a ninguem o que sinto por que nao achei ninguem amigo e de confinça para contar , mas queria uma recomendação sua para me ajudar a lidar com isso por que não sei se consigo isso sozinha beijosssss!

    ResponderExcluir
  13. a diferença e visível a todos em e o pior minha mae já disse faço diferenças mesmo ,mais infelizmente ela não percebe o quanto isso me machuca ,meu pai já e falecido ,mas agia da mesma ,forma regalias ,dinheiro tudo era pro meu irmão e horrível ,mas luto pra não pensar nisso ,tenho 37 anos ',não que eu precise dela ' pois todo mundo precisa de todo mundo .mas infelizmente o danado do dinheiro faz as pessoas mudarem ,ainda mais quando se já esta no sangue humilhar as pessoas ,isso me magoa mas sigo em frente ,so e doloroso porque pessoas do nosso meio percebem de tao visível que e.

    ResponderExcluir
  14. Isso acontece comigo tbm, a minha mãe faz diferença entre minha irmã e eu, somos filhas de pais diferentes e eu sou mais velha 3 anos. Cresci com a minha mãe falando muito mal do meu pai, dizendo que ele não prestava e q eu era igual a ele. Ela senpre apoiou mais a minha irmã do q eu, sempre elogiou mais, dizia q a minha irmã era mais bonita, mais esperta...Não q eu não ache errado ela achar isso mas, ela falava isso na minha frente e eu era uma criança. Eu sempre fui uma pessoa carinhosa mas qd tentava me aproximar dela com carinho, ela sempre dizia q era grude e qd era a minha irmã, nunca se negava a recebê-lo.
    Sempre dizia q a minha irmã era a mais inteligente, a que dançava melhor, q tinha o cabelo melhor...eu amo a minha irmã e a admiro muito, e hj, com 31 anos eu sei que ela não teve culpa. Um dos fatos q mais me machuca é q mesmi doente, mesmo precisando de ajuda dela, como qd eu me separei do meu ex marido pq ele me bateu, e com meu filho de 2 anos, ela se negou a me ajudar, me aconselhou a dar um jeito de manter o casamento pq ela não ia "segurar esse pepino", chorei muito, disse q ia pra debaixo da ponte então e dps de outras pessoas da família me oferecerem ajuda, ela decidiu me deixar ir pra ksa dela. Qd a minha irmã casou, ela até deixou ela morar lá com o marido e o filho. Deu toda ajuda, inclusive financeira. Oq ainda me magoa tbm, é q essa predileção dela pela minha irmã, se estendeu ao meu sobrinho, q ela trata diferente do meu filho. Cresci vendo essas atitudes dela, ouvindo ela dizer q eu era igual ao meu pai, que não ia conseguir nada na vida, q ia ser sustentada por um marido e ia apanhar dele, pode parecer bobagem pra muita gente mas, eu ainda sofro muito com isso.

    ResponderExcluir
  15. O que é irritante é que pai e mãe são sempre os perfeitos, eles nunca tem intenção de machucar. mas se são seres humanos, muitas vezes sabem que machucam e o fazem sem piedade e se tratar de uma pessoa perversa? Ela se torna melhor para o mundo porque teve um filho? Não... claro que cada caso é um caso. Mas é fato que a distância muitas vezes é a melhor coisa, mesmo porque nunca vamos entender a natureza de cada um.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um irmão mais novo, que é o contrário de mim. Sempre arrumando encrenca, na rua, na escola, em todo lugar. Já reprovou, já deu pt no MEU carro, e assim vai...
    Eu trabalho, faço faculdade, moro sozinha, me banco. E mesmo assim a diferença de tratamento é extrema.
    Eles reclamam que eu não dou abertura pra eles, mas só falta eu me jogar nos pés deles por um elogio, e nada.
    Enquanto meu irmão só está sugando tudo deles, a energia o dinheiro, tudo.
    Não sei mais como lidar com essa situação, pois como trabalho junto com a minha mãe o tipo de tratamento está ficando cada vez mais distante.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Pais fazem diferenças com filhos sim .. hoje sou casada e hoje sim depois de adulta percebo o quão "deixada de lado" fui, meu irmão mais velho é muito mimado .. Meus pais moram em outro estado e eu tive uma filha no ano passado e meu pais só ficaram 3 dias cmg e minha sogra teve de me ajudar .. recentemente meu irmao q tbm mora aqui na cidade q moro descobriu que vai ser pai e meus pais já estão vindo de mudança pra não perder os neto ... Na realidade nem sei o que pensar sobre meus pais, não tenho rancor ... as vezes penso no meu irmão q talvez seja manipulado e meus pais não deixa espaço pra ele seguir a vida dele ... mais tbm penso que não posso deixar de pensar em mim, e principalmente na minha filha que ainda não tem dicernimento para entender as situação ..

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Como eu entendo cada palavra que escreveu. Tenho 26 anos e os meus pais sempre me trataram de maneira diferente dos meus irmãos. Recentemente a minha mãe estava a falar para mim como se não fosse filha dela. E eu constantemente dizia "mãe eu também sou tua filha" e ela nem aí. Desde criança que sou crucificada por qualquer coisa que faça, já os meus irmãos não. Eu tenho sempre que ter muito cuidado ao escolher cada palavra para não discutirem comigo mas isso não serve de nada. Porque parece que aqui em casa têm gosto de falarem de mim pelas costas e de encher os ouvidos do meu pai...que depois virasse a mim dizendo coisas que magoam e vejo a cobardia de quem faz isso na minha frente. Que assistem de camarote e ficam só observando e depois ainda se viram a mim.

    Muito sinceramente preferia que fossem sinceros comigo do que serem assim.

    E o pior é a ingratidão da parte deles, que ajudo-os sempre sem pensar e o que recebo com isso. Insultos, discriminação e expulsam-me de casa com a minhas filhas.

    E quem errou quando me vê ainda coloca cara feia, como se fosse eu que tivesse errado.
    Chega a um ponto que cansa demais estás atitudes ingrata.

    ResponderExcluir
  20. Minha irmã mais nova, sempre teve tudo.claro,quando eu era criança as condições deles eram menores, mas agora ela tem 20 anos e continua ganhando tudo, teríamos que ser tratadas iguais. Minha mãe ganhou uma herança e está gastando tudo com ela.estou muito triste, não por grana, mas por não termos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  21. As vezes bato em mim mesma por pensar que, se minha mãe tivesse realmente conseguido me abortar eu não taria vivendo esse inferno que estou. Eu ainda não tirei minha própria vida por causa de exatamente três pessoas: Minha irmã Vitória, porque sei que quando morrer a desgraça vai vim pra ela. A Gio que está passando por uns problemas e precisa de mim. E a Acerola, que prometi a alguém que cuidaria dele e o protegeria até que ele voltasse pra sua cidade.

    ResponderExcluir
  22. Meu irmão é adotivo e tem mais direitos que eu, rouba tudo dentro de casa, até roubou meu notebook em minha casa entrando pelo jardim de inverno, mas ela fala que ele é doente, mas eu que moro com minhas filhas e crio, mas o valor é do outro, eu sou errado em qualquer coisa que falo, pra mim o ser humano perdeu totalmente a noção das coisas, prefere um bandido que nem do sangue é por um trabalhador honesto.

    ResponderExcluir
  23. E difícil para os filhos, serem tratados com diferença, muitas das vezes, o que é destratado, tenta mostrar a todo momento o quanto é bom, e seus pais nunca percebem, ou só reclamam dizendo que fulano não faz nada, que fulano não ajuda.
    Imagine pra um filho ouvir a mãe fazendo o tal elogio ao irmão " Você e o filho que eu sempre quis ter" ou, " Você e o filho que pedi a Deus" lembrando, que esse outro não faz nada pela mãe. Pelo contrário, leva a sogra pra restaurantes caros bom dia do aniversário e ela ali, só pensa no filho "perfeito".
    Imagine vc crescer ouvindo e vendo diferença entre os filhos??? Hoje eu tenho depressão, devido a problemas que foi acarretado pela vida, e já ouvi minha mãe dizer " você é louca" "vá tratar sua loucura" a minha depressão e de tristeza e me isolar.
    As vezes penso que não deveria ter nascido, que sou um problema na vida dela.
    Hoje eu tenho 28 anos, sou uma mulher e tenho uma filha de 5 anos.
    Penso em ir morar na cidade do meu esposo, mas morro de medo e tristeza quando penso na despedida, penso que minha mãe ficará chorando e sofrendo por mim, que sempre me culpei por tudo, carrego nas costas o problema do mundo, pq p minha mãe, eu sou culpada de tudo, talvez por ser a mais velha, afinal, o mais velho q sempre leva a culpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje mesmo ela brigou comigo e me chamou de egoísta, pq meu irmão fez uma cirurgia, e pelo fato de eu não querer ceder o meu quarto e de meu esposo, com toda nossa privacidade, não pelo meu irmão, mas pela minha cunhada que ninguém gosta, disse a ela que se fosse ele sozinho não teria problema, mas com ela... Ela é folgada, não ajuda a fazer nada e passa o dia todo deitada quando vem nos visitar, não ajuda no almoço, tampouco lava um prato. Sem contar o inferno que ela já fez em nossas vidas. Ela me chamou de egoísta, mas ela não lembra quando tomou o carro dela, dele, pq estava andando pra cima e pra baixo com a mulher dele que ela tb não gosta. Já deixou de chamar ele para determinados locais pq não queria que ela estivesse, já proibiu ela de vir na casa da gente por conta de que ela não gosta dela, elas não se bicam. E eu, sou egoísta?! Mas msm eu reclamando, tirei minhas coisas do quarto e estou deixando disponível para eles.

      Excluir